Com foco na maior participação democrática e o exercício da cidadania, uma equipe da Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) visitou, nesta terça-feira (6), a Escola Estadual Ana Libória para promover atividades da “Ouvidoria Estudantil”, programa que aproxima as demandas dos estudantes do parlamento roraimense. O objetivo da iniciativa é garantir que os jovens cidadãos tenham acesso à informação e conheçam os serviços oferecidos pelo órgão de escuta do Legislativo.
Para uma plateia com estudantes do ensino médio, a equipe da ALE-RR ministrou palestras sobre como entrar em contato com os canais de atendimento da ouvidoria para denúncias, reclamações ou sugestões aos diversos serviços prestados pelo setor público. Além disso, a ideia do órgão da ALE-RR é subsidiar a criação da Ouvidoria Estudantil no colégio, projeto que nomeia alunos ouvidores para recebimento de demandas escolares.
Quem estava atenta às palestras era Jamilly Santana, aluna do primeiro ano do ensino médio. Ela disse que o conhecimento sobre o papel da ouvidoria é fundamental para o exercício da cidadania.
“Acredito que ajuda as pessoas com dúvidas e reclamações. Por exemplo, se sua rua não foi asfaltada, você pode entrar em contato com a ouvidoria para ter acesso à informação e saber os motivos do não asfaltamento. Além disso, você pode fazer reclamações, elogios, denúncias e sugerir melhorias em áreas como escolas e hospitais”, disse a aluna.
O gestor escolar Adail Maduro também reforçou a necessidade das informações sobre as funções da ouvidoria para incentivar a participação dos jovens nas políticas públicas.
“Esta palestra é muito útil, pois a educação formal visa à formação cidadã. Priorizamos o conhecimento das leis, especialmente para os alunos do último ano do ensino médio, que em breve ingressarão em cursos superiores ou profissionalizantes. E a presença da Ouvidoria do Legislativo fortalece ainda mais essa formação”, considerou o gestor.
O diretor executivo da Ouvidoria da ALE-RR, Manoel Batista, destacou que o projeto nasceu ano passado e que, neste segundo semestre, as ações serão intensificadas.
“Esse projeto é inovador no Estado de Roraima. Nosso planejamento é visitar as principais escolas de ensino médio, tanto na capital quanto no interior, sendo que já implementamos algumas ouvidorias, como na Vila de Três Corações, município de Amajari. Na Escola Gonçalves Dias, em Boa Vista, também temos uma ouvidoria estudantil ativa, assim como em Caracaraí, onde continuaremos a trabalhar a expansão desse projeto”, afirmou o diretor.
Canais de atendimentos
Os interessados em enviar demandas para a Ouvidoria-Geral da ALE-RR, podem fazê-lo por meio de atendimento presencial na sede da instituição, que está localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1.470, bairro Aparecida, das 8h às 18h. Em Rorainópolis, o núcleo funciona na Rua Maranhão com a Ulysses Guimarães, S/N, das 8h às 18h.
O contato também pode ser feito virtualmente. Para isso, o interessado deve utilizar os números (95) 98402-2474, em Boa Vista, e o (95) 98402-7039, em Rorainópolis. Pode ainda acessar via e-mail (ouvidoria@al.rr.leg.br) ou pela plataforma on-line disponível pelo link https://al.rr.leg.br/sistema-ouvidoria-geral/.
Texto: Anderson Caldas
Fotos: Nonato Sousa
SupCom ALE-RR